A polêmica do sódio na água mineral

Conheça e compreenda a quantidade de sódio permitida na água mineral

Sidnei Jorge Jerônimo

Sidnei Jorge Jerônimo –
Técnico e Engenheiro Químico/ Água Mineral Canção Nova

Muitas pessoas têm nos perguntado sobre a quantidade de sódio na água mineral, devido a toda discussão em volta desse mineral em nossa alimentação.

É interessante entrar nessa discussão, porque existe uma confusão muito grande em relação ao Cloreto de Sódio (Sal) e ao Bicarbonato de Sódio. Algumas pessoas, sem conhecerem de um modo mais profundo o sódio, acabam se posicionando de tal maneira, que até parece que, agora, a própria água fará mal para a saúde.

Sais na água

Afinal, de onde surgem esses sais na água? Quanto de sódio é permitido dentro de cada garrafa? Quanto nosso corpo precisa dele e quais são os outros minerais que a água possui? Quais as principais propriedades benéficas presentes na Água Canção Nova?

Muitos fatores influenciam na maior ou menor quantidade de sais. “Depende da geologia do local, pois eles surgem a partir do contato da água subterrânea com as rochas ao longo de milhões de anos.

As características do solo e a profundidade do aquífero de onde a água é extraída, poderiam esclarecer a diferença na concentração de sódio.

Todas as Águas Minerais antes de começarem a sua produção, são analisadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Por meio de uma análise rigorosa e formal, o DNPM emite um documento que descreve a composição química naquela determinada água, e é essa informação que vai para o rótulo.

Água Canção Nova

Uma das maiores propriedades da Água Canção Nova é o seu pH (escala na qual uma solução neutra é igual a sete, sendo que os valores menores que sete indicam uma solução ácida e os maiores que sete indicam uma solução básica), que é um PH alcalino de 7,87.

Conforme o Dr. Lair Ribeiro, médico, cardiologista, nutrólogo e autor de 149 publicações científicas em revistas médicas americanas, o pH alcalino da água facilita milhares de funções biológicas, combate a hiperacidez e reduz as toxinas ácidas comumente associadas à doenças degenerativas. Além disso, se o nosso corpo estiver com o pH ácido, ele é obrigado a usar sua reserva de minerais alcalinos e outros mecanismos compensatórios, para manter o corpo com o pH equilibrado em 7,4.

Todos os minerais presentes não fazem mal à saúde e são naturalmente encontrados na água, tal como é retirada da fonte. A Legislação Brasileira não permite a adição ou a retirada de qualquer substância da água mineral: o produto deve ser engarrafado com as mesmas características encontradas na natureza, em função da composição do solo da região onde está localizada a fonte.

Na Mineradora Canção Nova, situada em Cachoeira Paulista (SP), o teor de sódio é de aproximadamente 28,2 mg/l, que é compatível às concentrações em alimentos classificados como “ baixo em sódio “ pela Anvisa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão diária de até 2.000mg de sódio por dia.

ingestao_agua

 

Para ultrapassar o valor diário de referência de sódio estabelecido, que é de 2.000 mg por dia, uma pessoa teria que tomar mais de 80 litros de Água Mineral Canção Nova por dia.

Ainda falando na quantidade de sódio presente na Água Mineral Canção Nova, essa quantidade não é capaz de provocar qualquer desconforto; pelo contrário, mata a sede, auxilia na hidratação e é uma ótima opção para ser consumida a qualquer momento.

Veja o comparativo entre as principais marcas no mercado:

marcas_mercado_comparativo
O teor de sódio entre as marcas investigadas varia de 6,7 a 103,6 miligramas por litro (mg/L).

É importante ressaltar também que, apesar de muito se falar nos malefícios que o consumo excessivo de sódio pode causar para o organismo, a verdade é que ele tem um papel importante em diversas funções do organismo, e é essencial para uma boa saúde.

O sódio mantém o volume de líquidos no corpo, evitando a desidratação, por exemplo. O mineral também participa de funções básicas no corpo, como contração muscular, impulsos nervosos e ritmo cardíaco, permitindo assim o bom funcionamento do cérebro e o controle das funções vitais do organismo.

É importante destacar também que a água Canção Nova possui oligoelementos (conjunto de elementos químicos necessários aos seres humanos em pequenas quantidades), tais como:

Bicarbonato: É indicada para pessoas com problemas digestivos, já que para esse tipo de problema, o recomendado é consumir uma água com mais de 100mg/l de bicarbonato;

Estrôncio: Importante para o endurecimento de ossos e dentes;

Cálcio: Importante para prevenção de doenças ósseas (osteoporose);

Potássio: Previne câimbras, combate o stress, o cansaço, a dificuldade de raciocínio. Além de ser indicado para a prevenção de doenças estomacais e ajuda também a equilibrar os níveis de sódio no organismo;

Magnésio: Previne hipertensão;

Cloreto: Contribui para o funcionamento do intestino;

Fluoreto: Até 1,5 mg/L é importante para a prevenção de cáries na dentição humana.

Cloreto: tem função bactericida, ajudando a evitar a incidência de microrganismos nocivos na água

Sulfato: Auxilia na digestão;

Fosfato: Confere maior solidez a ossos e dentes;

Nitrato: Valor de até 10mg/l ajuda contribui para o valor de Ph ideal na água;

Bário: É diurético, contribui contra o reumatismo, filtra o excesso de gordura no sangue.

Comparativos de sódio em refrigerantes:

comparativo_sodio_refrigerantes

Comparativos de sódio em outros produtos:

sodio_em_outros_produtos

Em resumo, podemos concluir que a Água Canção Nova, além de seu excelente PH alcalino, é das marcas que menos tem sódio no mercado, além de possuir muitos outros sais essenciais para o funcionamento do corpo humano.

Sidnei Jorge Jerônimo
Técnico e Engenheiro Químico
Água Mineral Canção Nova

Fontes:

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/12/saiba-como-escolher-a-agua-mineral-mais-saudavel-4375561.html

http://www.revistatae.com.br/noticiaInt.asp?id=8260

http://blog.aaguadasaude.com.br/depoimento-do-dr-lair-ribeiro-sobre-agua-alcalina-ionizada/?gclid=CjwKEAiA0pDBBRCFtoPyguTh8AUSJADNWeux806p8VJYSk08kuDDCWPRDrBkHE-5DQ7YkQmsV2ZVABoC2ofw_wcB

http://www.nutricaoeacao.com.br/agua-alcalina/

↑ topo