Por que sentimos menos sede no inverno?

       

DSC_1310-2

Por que sentimos menos sede no inverno?    

          Em dias frios temos uma alteração no hormônio que causa a  sensação  de  sede,  ele reage de forma diferente, causando menos sede e fazendo-nos beber menos água. O corpo no frio reage diferente do que no calor. Em dias frios, o organismo concentra a  circulação sanguínea nos vasos centrais, o que faz parecer que  o   corpo  está   cheio de  água e   bem hidratado.

          Há outro fator dos dias frios que afetam a ingestão normal de água: o consumo de alimentos e  bebidas  quentes.  Lembrando  que  a  hidratação  é  muito  importante  em qualquer estação do ano.

  • Seis dicas para tomar mais água no inverno:
  1. 15 - 1Garrafa de   água: Sempre   tenha   por perto aquela   garrafinha de  água, que deve ser
    sua  amiga  inseparável; mantenha  na mesa do escritório, no criado mudo ou mesmo  na  bolsa.  Assim, sempre  que olhar  para  ela,  vai    lembrar-se      de tomar um golinho.
  2. Alarmes: hoje existem até mesmo aplicativos nos celulares para avisar quando precisam tomar água, mas  se não o  tiver, coloque  alarmes  diários   para avisá-los que esta na hora de ingerir um copo de água.
  3. Dê sabor: Você pode fazer sua água aromatizada, colocando rodelas de laranja ou limão, folhas de hortelã, rodelas de abacaxi ou mesmo morango, por exemplo. Mas use sua criatividade, frutas em forma de cubos de gelo também funcionam.
  4. morangosChás:   No   inverno   gostamos  de bebidas quentes. Os  chás   podem ajudar  no  consumo de  água, mas cuidado      com  a  quantidade   de açúcar utilizada na preparação. Dê preferência    para   chás   naturais, como:   erva    cidreira,   camomila, erva mate, entre outros.   Além   de ajudar no consumo de   água,   eles podem auxiliar na perda de peso e no envelhecimento precoce.
  5. Frutas: Existem frutas com alto teor de água. Aumente a  ingestão das    mesmas durante o inverno, também é uma opção para a hidratação. Frutas como o melão, melancia e a laranja por exemplo, são alimentos ricos em água.
  6. Use canudinho: Existem pessoas que relatam sentir náuseas ao tomar água, uma boa dica é tomar de canudinho. Tome aos poucos de canudinho que com o tempo você vai se adaptando, prometo!

Fabienni Vieira Ritton

Nutricionista

CRN 29931

 

↑ topo