A importância do consumo de água segundo especialista

A importância do consumo de água segundo especialista

Dr. Antônio José Tibúrcio Alves, Especialista na área da saúde, fala sobre a importância do consumo de água diariamente.

Quanto tempo nosso organismo aguenta ficar sem água?
O tempo que o corpo consegue ficar sem água, depende muito das condições em que a pessoa se encontra, ou seja, se ela está dentro de casa, hidratada, em uma cama e vai se desidratando aos poucos, ela pode ficar mais tempo sem água. Mas se a pessoa estiver praticando uma atividade física, ou em um deserto, ou naufragado no mar, ela aguentará menos tempo sem água.

O que ocorre após esse tempo?
Quando a pessoa fica muito tempo sem água, ao ponto de chegar a desidratação, os órgãos vitais começam a paralisar, principalmente o rim. O rim funciona a partir da pressão do líquido que ingerimos, então quando diminui essa pressão, ele vai parando e assim, filtrando menos. Quando isso acontece, a pessoa sente um mal estar muito grande, e tudo que depende da água resseca, ou seja, as mucosas, saliva e lágrimas.

Qual a quantidade de água adequada que devemos tomar por dia? O cálculo da quantidade é feito individualmente?
A quantidade a se tomar por dia, depende de qual atividade você exerce. A pessoa que passa o dia dentro de casa não tem a necessidade de ingerir a mesma quantidade de água de uma pessoa que trabalha em uma construção civil, por exemplo.
Quando uma pessoa saudável consome muito líquido o rim compensa descartando na urina. Porém, quando a pessoa tem problema renal, a quantidade de líquido é restrita, porque o rim fica sobrecarregado e não consegue funcionar normalmente.

A perda de líquido do organismo é equilibrada, por exemplo, se o dia está muito quente, se praticou atividade física ou se andou muito no sol, a pessoa vai urinar menos e uma urina mais concentrada, porque o rim “segura” o líquido para que o corpo não fique desidratado. Ao contrário disso, quando está frio, transpiramos menos e por isso urinamos mais e a urina fica mais clara, pois nosso corpo não necessita de tanto líquido quanto em um dia quente.

A média da quantidade de água ideal para o nosso organismo por dia é de aproximadamente 2 litros, porém essa quantidade varia conforme o peso da pessoa, ou seja, uma pessoa mais pesada precisará ingerir mais água do que uma pessoa menos pesada.

Uma coisa importante a se entender é que os alimentos também possuem uma quantidade de água, por exemplo, quando estamos preparamos uma pequena quantidade de arroz percebemos que, ao final do preparo, essa quantidade aumentou, pois o arroz cresceu com a água que foi adicionada. Então, quando consumimos esse arroz, estamos consumindo líquido também. E podemos dizer isso de alguns outros alimentos, como por exemplo o feijão, o refrigerante, o café, o leite, entre outros.

Para não esquecer de se hidratar, crie o hábito de sempre tomar pequenas quantidades de líquido.

A água é mais importante do que o alimento?
Podemos dizer que a água é mais importante que o alimento para o nosso organismo, pois quando não ingerimos nenhum tipo de líquido, nosso corpo desidrata muito mais rápido, principalmente as crianças e os idosos que podem desidratar em questão de horas. Por outro lado, nosso organismo tem uma reserva grande de gordura e músculos, que é ativada na falta desse, fazendo com que a pessoa tolere por mais tempo o jejum de alimento do que de água.

A água exerce qual função no nosso organismo?
A água dá o volume no sangue, então, quando tomamos algum tipo de líquido ele é absorvido e vai para a corrente sanguínea, passando por nosso pulmão, coração e pelo restante do nosso corpo limpando nossos órgãos, até chegar no rim onde o excesso de líquido é excretado pela urina. Então, podemos dizer que a água, além de hidratar, ajuda a levar o oxigênio e trazer o gás carbônico de volta.

A ingestão correta da água, ajuda a prevenir doenças? Quais?
De modo geral, o líquido não previne doenças. Mas, vejamos, os vírus saem na urina e saem no suor, então hidratar é o remédio, pois ingerindo líquidos você dilui e elimina os vírus talvez de uma gripe ou dengue, “prevenindo” dessa maneira.
Quando algum paciente está com certa doença ou intoxicação, colocamos ele no soro fazendo com que o metabolismo acelere e escrete o que está fazendo mal para a pessoa. Porém, não previne doenças.
Quando as pessoas estão hidratadas, elas têm mais resistência e defesa. Então, quando nos hidratamos as mucosas do nosso corpo também ficam hidratadas e isso é muito bom, pois quando estão secas, ou seja, desidratadas, ficamos expostos à infecção, a bronquite, pneumonia, rinite, entre outras.

Como perdemos a água do nosso organismo? Qual é a quantidade que perdemos por dia aproximadamente?
Perdemos água do nosso organismo, primeiramente pela pele que é o maior órgão do corpo humano e segundo pelo rim.
A quantidade de líquido que perdemos, depende de qual atividade fazemos no nosso dia a dia, se fazemos algumas atividades que exigem mais esforço físico perdemos mais quantidade de líquido. Se trabalhamos em um ambiente fechado, com ar condicionado, vamos desidratar mais rapidamente, pois ele tira a umidade do ar, tirando nossa umidade também.

↑ topo