Hidratação durante atividade física

Hidratação durante atividade física
Veja dicas de como hidratar-se para prática de atividade física.

Praticar qualquer atividade física faz muito bem para a saúde, principalmente para combater o sedentarismo. Porém, para a prática segura dos exercícios, temos que tomar alguns cuidados como, primeiramente fazer uma avaliação médica, usar roupas apropriadas e não esquecer de se hidratar antes, durante e depois da atividade. A água tem o papel de regular a nossa temperatura corporal.

Durante a prática de qualquer atividade física, a perda de líquidos e minerais são significativos, pois a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo do ritmo, intensidade e temperatura do ambiente.

O suor é composto 99% (noventa e nove por cento) de água, alguns nutrientes, principalmente sódio e cloro, e, em quantidades muito pequenas, potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e zinco.

A desidratação causa diversas alterações, como aumento da frequência do pulso, da respiração, da concentração do sangue, a diminuição do volume de sangue, dificuldades na circulação e formigamento. Quando a perda de água por desidratação excede os 7%, há uma elevação da temperatura e, como consequência, surge o sobreaquecimento de alguns tecidos, podendo ocorrer um choque térmico. Assim, para que o organismo funcione bem, é necessário repor a água e sais minerais que se perdem de forma que fique equilibrado a entrada e a saída dos mesmos.

Você sabe qual é a melhor forma de repor esses nutrientes em poucos minutos? Então veja algumas dicas de como se hidratar antes, durante e após a atividade física:

– Antes: ingerir 500 ml de água 2 horas antes do exercício;
– Durante: se possível a cada 20 minutos ingerir água;
– Após: continue hidratando-se.

Consuma líquidos frios ou gelados, pois a absorção da água acontece mais rapidamente.

↑ topo